O QUE É PERÍCIA GRAFOTÉCNICA
É a perícia que tem como objeto a análise de grafismos (assinaturas, rubricas) sob os quais recaem suspeita de falsidade. Através da perícia grafotécnica é possível examinar as características de uma assinatura, avaliando as divergências e convergências, buscando-se chegar a uma persuasão de autenticidade, falsidade ou autoria.
​
A análise grafotécnica compreende um exame comparativo entre as peça paradigmas (ou padrões de confronto) e a peça questionada.
​
Os padrões de confronto englobam um conjunto de documentos que contenham lançamentos autênticos e que serão analisados a fim de se identificar as características do punho examinado.
​
A peça questionada é o documento, grafismo sob o qual recai a suspeita de fraude.
​
A perícia grafotécnica ou grafoscópica deve sempre ser realizada por um perito devidamente habilitado e certificado para atuar nessa área.
GRAFOSCOPIA
A Grafoscopia é um ramo da documentoscopia que estuda a escrita com objetivo de analisar e verificar sua autenticidade ou falsidade.
Através do estudo da grafoscopia, os peritos grafotécnicos ou grafoscópicos analisam os elementos gráficos que compõem determinado grafismo, avaliando as convergências e divergências do caso em exame, para formar a convicção pericial.
EXAME GRAFOSCÓPICO
O exame grafoscópico ou grafotécnico compreende uma análise comparativa das peças paradigmas e da peça questionada.
​
Primeiro se analisa o conjunto das peças paradigmas, a fim de observar e avaliar quais são os hábitos gráficos, as características padrões e eventuais características exóticas do punho examinado.
​
Em seguida, a peça questionada é submetida a análise, a fim de se identificar as características do grafismo suspeito de fraude.
​
Após, realiza-se o exame comparativo e de confronto entre os elementos gráficos que compõem os grafismos padrão e questionado. O perito verifica a gênese gráfica, os hábitos gráficos, as anomalias do gesto gráfico e todas as características encontradas, a fim de identificar quais são pertinentes ao caso e quais não são determinantes.
​
Todo o exame é sempre aliado ao raciocínio pericial, avaliando as convergências e divergências para formar a convicção pericial.
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
TIROTTI, J.M.; TIROTTI, R. A análise grafotécnica para iniciantes. São Paulo: Book Express, 2015.
DEL PICCHIA FILHO, José; DEL PICCHIA, Celso Mauro Ribeiro; DEL PICCHIA, Ana Maura Gonçalves. Tratado de Documentoscopia. 3 ed. São Paulo: Editora Pillares, 2016.
PRETTI, Gleibe. Perícia Grafotécnica na Prática. Editora Ícone, 2014. 105p. E-book.